LICENCIAMENTO AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA PREENCHER AS LACUNAS DE ESTUDOS SOBRE AVIFAUNA EM JAGUARUNA, SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4566Palavras-chave:
Aves, Ciência Cidadã, Região SulResumo
A falta de estudos faunísticos na região sul de Santa Catarina abre uma lacuna para a ciência cidadã a partir de fóruns de observadores de aves. O licenciamento ambiental vem ao encontro da ciência cidadã para preencher as lacunas deixadas pelos estudos acadêmicos.O objetivo deste estudo foi comparar a riqueza de espécies de aves identificadas em um estudo de consultoria ambiental com dados de ciência cidadã, trabalhos acadêmicos e outros estudos ambientais no município. Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024 foram realizadas amostragens no período de alvorada por dois pesquisadores, utilizando dois métodos amostrais: busca ativa em transectos e pontos estacionários com busca ativa em raio de 50 m. As aves eram fotografadas com máquina fotográfica e a vocalização era registrada com o uso do gravador por cinco minutos em cada ponto. Os dados eram anotados e processados com o uso de aplicativos e guias de identificação. A lista gerada por possui 55 espécies de aves, distribuídas em 15 ordens e 28 famílias. Todas apresentam grau de ameaça de extinção classificado como Pouco Preocupante. A curva de acumulação de espécies indicou tendência à estabilização, sugerindo necessidade de novas amostragens sazonais. Os dados evidenciam a relevância da consultoria ambiental na obtenção de informações sobre a avifauna, contribuindo para o conhecimento regional. Estudos complementares e o uso da ciência cidadã podem ampliar a compreensão da diversidade e distribuição das espécies em Jaguaruna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.