METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4564Palavras-chave:
libras, ensino, ciências biológicas, docente, discenteResumo
A educação brasileira é um direito social igualitário a todos os alunos com ou sem deficiência. O presente estudo objetivou elencar as informações sobre as metodologias ativas na disciplina de biologia para alunos surdos no Brasil, por meio de revisão da literatura nas bases de dados: Portal periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico, utilizando os descritores: biologia + surdos; libras + biologia e ensino de biologia, para publicações em português, correspondendo ao período de abril de 2018 a abril 2023. No total, identificamos 5.026 trabalhos, após o critério de inclusão foram selecionados 30, os quais analisamos na íntegra. As publicações foram divididas em 11 categorias: estratégias didáticas, ensino remoto, libras, jogos, ecologia, botânica, histologia, citologia, genética, zoologia e cadeia alimentar. As informações levantadas serviram como subsídios para docentes estruturarem uma boa aula para que se possa pôr em prática uma abordagem inclusiva e dinâmica entre os discentes. Por tanto, faz-se necessário, pesquisar as melhores estratégias para que se possam facilitar a compreensão desses alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.