Extração supercrítica e Mauritia flexuosa: potenciais aplicações na extração de componentes bioativos para o desenvolvimento de bioprodutos
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4380Palavras-chave:
Bioativos, Extração supercrítica, Mauritia flexuosa, Revisão integrativaResumo
Introdução: Mauritia flexuosa (buriti) é reconhecida pelo seu fruto rico em bioativos, que possuem propriedades biológicas de interesse. Com a busca pelo desenvolvimento sustentável, a extração supercrítica de matrizes vegetais tem se destacado, permitindo a obtenção de extratos com elevada concentração de bioativos e isentos de contaminantes, tornando interessante investigar a extração supercrítica de buriti visando o desenvolvimento de bioprodutos. Objetivo: Utilizar o método de pesquisa de revisão integrativa para verificar pesquisas sobre a extração supercrítica de componentes bioativos de Mauritia flexuosa, no intuito de verificar sua viabilidade no desenvolvimento de produtos biotecnológicos para as indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos. Material e métodos: A busca de artigos científicos foi realizada utilizando as bases de dados Google Acadêmico, ScienceDirect e Scientific Eletronic Library On-line (SciELO) usando termos-chave relacionados ao tema, sem fixação de limites temporais, com posterior seleção de artigos que se relacionavam à extração supercrítica de compostos bioativos de buriti e suas aplicações no desenvolvimento de bioprodutos. Resultados: Óleo e torta desengordurada são os insumos obtidos a partir da extração supercrítica de buriti e mostraram composição de bioativos promissoras, com destaque às altíssimas concentrações de carotenoides do óleo e aumento da concentração de polifenóis na torta desengordurada. Além disso, a tecnologia supercrítica permitiu altos rendimentos de extração. Conclusão: A partir da revisão integrativa foi evidenciada a eficácia da tecnologia supercrítica como alternativa adequada e sustentável para a obtenção de extratos com altas concentrações de bioativos a partir da Mauritia flexuosa, estimulando a aplicação desses insumos na formulação de bioprodutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.