GAMIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4205Palavras-chave:
Gamificação, Jogos digitais, Normatização da língua Portuguesa, Relato de experiência, Preservação ambientalResumo
Introdução: Este trabalho é resultado de um projeto aplicado na escola mu-nicipal Alípio Maciel de Oliveira, localizada na cidade de Sete Lagoas, MG. Objetivo: empregar a metodologia da gamificação de conteúdos e a aplicação de jogos digitais no intuito de amenizar as dificuldades do ensino e aprendizagem da normatização da língua portuguesa e da educação ambiental. Relato de Experiência: O projeto “Gamificação de conteúdos e jogos digitais para o ensino e aprendizado da língua portuguesa e da educação ambiental” aplicado na escola municipal Alípio Maciel de Oliveira, na cidade de Sete Lagoas, MG, teve início a partir da apresentação aos discentes de sua proposta. Observou-se a evolução da aprendizagem dos discentes, melhora no relacionamento interpessoal e no respeito às diversidades. Foi possível perceber a notória motivação dos estudantes, uma vez que foram protagonis-tas do próprio aprendizado. Conclusão: Diante da verificação positiva dos resultados o projeto aplicado pode ser considerado como uma boa prática educativa, além disso possui potencial de replicabilidade em outras salas de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.