UM A RELAÇÃO ENTRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ÍNDICES DE CÂNCER DE PELE CORRELACIONADOS COM OS PROJETOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Ronaldo Scalisse de Freitas Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
  • Julia Alejandra Pezuk Programa de Ensino de Ciências e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4189

Palavras-chave:

Educação, Pele, Melanoma Camada de Ozônio, Clima

Resumo

Introdução: O câncer engloba mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células. As células cancerosas sofrem muta-ções no ácido desoxirribonucleico (DNA) que levam a multiplicação de cé-lulas cancerosas. Praticamente todo tipo celular, tecido ou órgão está sujeito a alterações que podem acarretar o desenvolvimento de câncer. Várias inicia-tivas estão sendo executadas na área da educação para a prevenção o câncer de pele, estudos que são feitos nas escolas, e iniciativas que intensificam a formação dos profissionais de saúde e seus conhecimentos, para a aborda-gem dos pacientes, na orientação a prevenção. Objetivo: Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é abordar a relação com o aumento da temperatura e a degradação da camada de ozônio e o possível aumento da incidência cân-cer de pele, e correlacioná-los com os projetos educacionais. Metodologia: Para isso foi realizado um estudo bibliográfico e exploratório. Resultados: Através dos artigos, sites governamentais educacionais selecionados, o meio escolar pouco informa sobre o câncer de pele. Incluindo nessa constatação que este é averiguado no sentido climático, e a degradação da camada de ozônio, já que as mesmas influenciam, nas doenças que podem advir dessas alterações. E que esses ensinamentos constam nas orientações educacionais advindas da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito nacional e no âmbito mundial, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e Cultura (Unesco), já que consta uma gradual degradação da camada de ozô-nio, e um aumento da temperatura global mundial. Como consta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Conclusão: Conclui-se então que mesmo tendo vários programas, forma de divulga-ção, leis parcerias, iniciativas e diretrizes educacionais governamentais, não são suficientes para suprir o conteúdo necessário de informação e letramento educacional que é preciso para a prevenção. As neoplasias cutâneas e a pre-servação ambiental, sendo necessário novas formas e medidas educacionais a nível nacional e continuado.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

de Freitas, R. S. ., & Pezuk, J. A. . (2024). UM A RELAÇÃO ENTRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ÍNDICES DE CÂNCER DE PELE CORRELACIONADOS COM OS PROJETOS EDUCACIONAIS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(1), 34–47. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4189

Edição

Seção

Artigos de Revisão