ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GENÉTICA PRESENTE NO ENEM NO PERÍODO DE 1998 A 2022

Autores

  • Kelly Alessandra Costa Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central, Anápolis, Goiás
  • Renato Alves de Souza Programa de Pós-Graduação Mestrado em Genética, Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia, Goiás.
  • Álan Gomes do Nascimento Escola de Ciências Médicas e da Vida da Pontifícia Uni- versidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia, Goiás
  • Flávia Melo Rodrigues Programa de Pós-Graduação Mestrado em Genética e Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde, Escola de Ciências Médicas e da Vida da PUC Goiás, Goiânia, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4188

Palavras-chave:

Avaliação, Desempenho dos estudantes, Exame Nacional do Ensino Médio, Genética, Provas

Resumo

Introdução: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio, passou, em 2009, a ser utilizado como acesso à educação superior. Abrange quatro áreas de conhecimento e uma redação, servindo para avaliar a qualidade do ensino mé-dio e fornecer subsídios para políticas educacionais. A genética é um dos temas abordados no ENEM, com enfoque na evolução da vida e sua aplicabilidade. O exame é considerado ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendiza-gem, embora exista carência de pesquisas específicas sobre as questões de gené-tica cobradas no ENEM, o que motiva esta pesquisa. Objetivo: Portanto, o es-tudo visa quantificar e caracterizar as questões de genética presentes nas provas de Ciências da Natureza do ENEM no período de 1998 a 2022. Metodologia: Foram analisadas as questões de genética presentes no ENEM examinando a relação interdisciplinar entre os conteúdos tendo como base um livro de biologia e as áreas do conhecimento descritas pelo CNPq para caracterizar tais questões. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e utilizou o teste de Mann-Whitney para verificar as diferenças nas quantidades de questões entre os períodos de 1998 a 2008 e 2009 a 2022, para as análises foi adotado um nível de significância de 5%. Resultados: Foi identificado um total de 61 específicas de genética, com uma média de 2,44 questões por ano. Os temas mais abordados durante o período analisado foram biotecnologia e engenharia genética (n = 18) e genética molecular e de microrganismo (n = 16). Entre 1998 e 2008 foram iden-tificadas 17 questões de genética, sendo que houve um aumento significativo de questões (n = 44) (p = 0,0256) no período entre 2009 e 2022. Em termos percen-tuais 11% das questões apresentavam conexões diretas com outras disciplinas do ensino médio como matemática e química. Conclusão: Assim, considerando os resultados deste estudo, os professores do ensino médio podem ajustar o enfoque de suas aulas de genética para abordar tópicos contemporâneos que são frequen-temente abordados no ENEM.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Costa, K. A. ., Souza, R. A. de ., Nascimento, Álan G. do, & Rodrigues, F. M. (2024). ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GENÉTICA PRESENTE NO ENEM NO PERÍODO DE 1998 A 2022. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(1), 1–12. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4188

Edição

Seção

Artigos de Revisão