UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIA PRESENTES NAS ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA

Autores

  • MARIANA BARBOZA DA SILVA Universidade Federal de Alagoas
  • Marcos Oliveira Rocha

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4126

Palavras-chave:

Sequência didática; metodologias; Ensino de Química e Tratamento de água

Resumo

O sistema educacional tem a necessidade de explorar diferentes metodologias de ensino que busque desmitificar o ensino de ciências da natureza, aplicando os conceitos a realidade dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é elaboração de uma sequência didática utilizando a rotação por estações para auxiliar o processo de aprendizagem na temática de etapas no tratamento de água, para alunos do ensino médio. O procedimento metodológico da pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa, feita através de uma pesquisa com 23 alunos do primeiro ano do ensino médio. Entre as atividades se encontram: o caça palavras, jogo virtual, leitura sobre ciências, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) e a experimentação. Após o tempo cronometrado, os grupos rotacionavam simultaneamente para as demais estações. Os resultados foram obtidos, por meio da análise da participação e do questionário, instrumentos primordiais para a coleta de dados da pesquisa, e mostraram que recorrer a metodologias ativas é importante para motivar a aquisição do conhecimento, dando significado aos saberes, além de trazer responsabilidade ao indivíduo no processo de ensino aprendizagem e uma postura cidadã mais consciente.

Downloads

Publicado

26.02.2025

Como Citar

BARBOZA DA SILVA, M., & Oliveira Rocha, M. (2025). UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIA PRESENTES NAS ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 6(1), 52–56. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4126

Edição

Seção

Artigos Originais