UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIA PRESENTES NAS ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4126Palavras-chave:
Sequência didática; metodologias; Ensino de Química e Tratamento de águaResumo
O sistema educacional tem a necessidade de explorar diferentes metodologias de ensino que busque desmitificar o ensino de ciências da natureza, aplicando os conceitos a realidade dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é elaboração de uma sequência didática utilizando a rotação por estações para auxiliar o processo de aprendizagem na temática de etapas no tratamento de água, para alunos do ensino médio. O procedimento metodológico da pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa, feita através de uma pesquisa com 23 alunos do primeiro ano do ensino médio. Entre as atividades se encontram: o caça palavras, jogo virtual, leitura sobre ciências, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) e a experimentação. Após o tempo cronometrado, os grupos rotacionavam simultaneamente para as demais estações. Os resultados foram obtidos, por meio da análise da participação e do questionário, instrumentos primordiais para a coleta de dados da pesquisa, e mostraram que recorrer a metodologias ativas é importante para motivar a aquisição do conhecimento, dando significado aos saberes, além de trazer responsabilidade ao indivíduo no processo de ensino aprendizagem e uma postura cidadã mais consciente.
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