O USO DO CARVÃO DE BAMBU PARA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3747Palavras-chave:
Carvão ativado, Bambu, AdsorçãoResumo
Introdução: O carvão vegetal é proveniente de resíduos de base biológica com porosidade específica para atuar como composto filtrante, tanto para remover a cor quanto as impurezas dos líquidos. É produzido a partir de processo físico e/ou químico, ou seja, carbonização seguida de ativação com reagentes químicos. O carvão é utilizado no processo de adsorção, o qual consiste na remoção de contaminantes de um meio fluido, denominado adsorvato, para um composto filtrante, denominado adsorvente. O bambu é considerado um material economicamente e tecnicamente viável para ser convertido em carvão ativado como forma de mitigar os impactos ambientais na água. Objetivo: avaliar o uso do bambu na produção de carvão vege-tal e sua respectiva aplicação como adsorvente de contaminantes em água. Material e Métodos: o levantamento bibliográfico, relacionado ao tema de adsorção de contaminantes por intermédio do bambu, foi realizado através de leitura e análise de artigos publicados, entre 2017 a 2022. Resultados: o aproveita-mento de biomassas de baixo custo apresentam interessantes características para serem utilizadas como adsorventes alternativos para a remoção de di-versos poluentes. O bambu recebe destaque para produção de carvão vegetal, visto que possui rápido crescimento, elevada quantidade e boa distribuição de poros ao longo de sua superfície. Conclusão: de acordo com a literatura é possível utilizar o bambu como adsorvente para a remoção de diversos poluentes, visto que essa matéria prima apresenta excelentes características, além de ser uma opção economicamente viável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.