CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO ÓLEO DE CAFÉ VERDE (Coffea arabica L.) OBTIDO NA CIDADE DE GUAXUPÉ – MG
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3692Palavras-chave:
Ácidos Graxos, Caracterização Físico-Química, Coffea arabica L, Saponificação, PeróxidoResumo
INTRODUÇÃO: No Brasil, a produção de café levou a uma segmentação da indústria, que passou a selecionar os grãos e classificá-los em diferentes tipos de bebida e defeitos. Para exportação, os grãos devem ter poucos defeitos e atender aos padrões de qualidade dos países importadores. No entanto, no mercado nacional, há um grande volume de cafés de grãos defeituosos que ainda são comercializáveis. Alguns desses grãos podem interferir no sabor do café e são utilizados para a produção de produtos secundários, como o óleo de café verde, obtido a partir de grãos de café arábica (Coffea arabica L.) por prensagem mecânica. Devido à grande quantidade de resíduos gerados na indústria do café, novas aplicações para seus subprodutos têm sido desenvolvidas, como a utilização do óleo de café na indústria alimentícia e de cosméticos. OBJETIVOS: Caracterizar o óleo do café verde (C. arabica L.) obtido na cidade de Guaxupé-MG em relação à sua qualidade físico-química. METODOLOGIA: O óleo de café foi caracterizado quanto à composição de ácidos graxos livres, índice de acidez, índice de peróxido e índice de iodo seguindo os normas e protocolos AOCS. RESULTADOS: A amostra apresentou 2,244 de índice de acidez, 163,428 de saponificação, 62,941 de peróxido e 1,644% de ácidos graxos livres (Ácido oleico). CONCLUSÃO: O óleo analisado está dentro da legislação vigente de qualidade de óleos e gorduras vegetais da ANVISA nos índices de acidez e saponificação. Entretanto, demonstrou altos índices de peróxido, derivados da oxidação lipídica, sendo insatisfatório ao consumo humano. Portanto, pode ser apenas usado para aplicações não alimentícias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.