GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES DE IPÊS COM APLICAÇÃO DE ÁCIDO HÚMICO E FÚLVICO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3674Palavras-chave:
Handroanthus chrysotrichus, Handroanthus avellanedae, Sementes, Processo germinativoResumo
Introdução: O Ipê é muito utilizado em projetos paisagísticos em áreas urbanas,e também em plantios de recuperação florestal. O desafio atual em viveiros é buscar formas de melhorar seu crescimento e germinação visando potencializar o desenvolvimento das mudas. Objetivo: Testar o efeito da aplicação de produtos à base de ácidos fúlvicos e ácidos húmicos em sementes de Ipê Amarelo (Handroanthus chrysotrichus) e do Ipê roxo (Handroanthus avellanedae). Metodologia: Foram testados quatro tratamentos: Ácido Húmico; Ácido Fúlvico; Ácido Húmico + Ácido Fúlvico e Testemunha (sem ácido), com delineamento em blocos casualizados. Foram aferidos os índices de velocidade de germinação (IVG), porcentagem de germinação, tempo médio de germinação (TMG), abertura das primeiras folhas, quantidade de folhas, desenvolvimento radicular e tamanho total das mudas. A estatística foi gerada no programa SISVAR 5.8. Resultados: No experimento com o ipê amarelo foi observado que a testemunha apresentou os melhores resultados em todos os parâmetros analisados, porém as bandejas utilizando ácidos húmico apresentaram melhor desenvolvimento radicular e maior tamanho total das mudas, no teste de quantidade de folhas os ácido juntos apresentaram mais folhas que a testemunha. O ipê roxo apresentou melhores respostas às substâncias aplicadas, se sobressaindo as aplicações do ácido húmico. Conclusão: Os efeitos da aplicação individual e em conjunto dos ácidos foram mais evidentes para o ipê roxo do que para o ipê amarelo. Novos testes devem ser realizados para verificar a substância e concentração adequada para auxiliar no desenvolvimento de cada espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.