DESENVOLVIMENTO DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS NO PROCESSAMENTO DO PESCADO PARA ESTUDANTES GRADUANDOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA INDUSTRIAL
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3651Palavras-chave:
Boas Práticas de Fabricação, Pescado, ProcessamentoResumo
Introdução: Os últimos relatos sobre a produção do pescado no estado do Pará indicam uma alta produtividade. Para melhorias na produção do pescado é importante a implementação de ferramentas de gestão de qualidade como as Boas Práticas de fabricação de Pescado (BPF) que ainda está em crescimento na região Amazônica. Objetivo: objetivo do referido trabalho foi capacitar os estudantes e profissionais graduados na área de alimentos com temas relacionados a boas práticas de fabricação do Pescado. Material e Métodos: O curso foi realizado com a participação de profissionais e docentes da área de Controle de Qualidade dos Alimentos, através das palestras apresentadas, na plataforma Google Meet entre o período de Julho de 2021 a fevereiro de 2022 com docentes de instituições do ensino superior com diversos profissionais na área de Controle de Qualidade de empresas parceiras. O curso foi dividido em 4 módulos: Economia do Pescado; Cuidados higiênicos-sanitários na cadeia produtiva do pescado do Pescado; Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; Treinamento prático sobre BPFs e Elaboração de Manual de Boas Práticas. Após a elaboração das palestras durante o curso foi realizado um formulário sobre pesquisa de satisfação dos 50 participantes. Resultados: Os resultados apresentados indicam pontos positivos na aprendizagem dos discentes, no qual 100% apresentaram satisfação com o curso, indicando apenas algumas melhorias. Conclusão: Evidenciou-se a satisfação do público mediante ao circuito de palestras e a importância da temática para a produção do pescado com qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.