ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BIOTECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3640Palavras-chave:
Biotecnologia, Livros didáticos, Novo ensino médioResumo
Introdução: A biotecnologia está presente em vários setores da sociedade, desde a manipulação vegetal para a produção de alimentos até pesquisas que buscam desenvolver tratamentos eficazes contra doenças humanas. Logo, sua presença na educação básica e nos livros didáticos é de grande relevância, porém a reforma do Ensino Médio juntamente com a BNCC causou impactos diretos no Programa Nacional do Livro Didático, onde as obras didáticas tiveram seus conteúdos comprimidos. Objetivo: Analisar a abordagem metodológica utilizada nos livros didáticos de ciências da natureza do novo ensino médio, para o ensino de biotecnologia. Metodologia: A presente pesquisa é de cunho qualitativa documental, que analisou cinco livros didáticos de ciências da natureza, aprovados pelo PNLD 2021, mais adotados no estado Espírito Santo pelas escolas das redes estaduais de ensino. Os critérios estabelecidos para a análise foram a contextualização, interdisciplinaridade, linguagem, aplicação social da biotecnologia, recursos visuais, exercícios críticos e assuntos abordados. Resultados: No critério interdisciplinaridade apenas o LD2 fez uso desse recurso, entretanto, no critério de linguagem foi o único que não apresentou este recurso de acordo com o grau de maturidade dos alunos, o LD3 foi o único que não apresentou nenhum exercício crítico e todos os cincos livros didáticos analisados discutiram as aplicações sociais das técnicas biotecnológicas. Conclusão: Conclui-se que nem todos os livros adotados pelas redes de ensino do Espírito Santo cumprem requisitos indicados pelos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, tornando a análise de livros didáticos de grande relevância para aferir a qualidade prestada por estes materiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.