ESTUDO DA TOXICIDADE AGUDA E DL50 DE COMPLEXO DE RUTÊNIO cis-[Ru(bpy)2(2-MIM)(NO2)]+ (FOR811A) POR ADAPTAÇÃO DO MÉTODO “UP AND DOWN”

Autores

  • Rúbia Ellen Campelo Costa
  • Paula Mariana Maia Nogueira
  • Danilo Galvão Rocha
  • Priscilla Nascimento dos Santos
  • Renata de Sousa Alves
  • Helena Serra Azul Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20964

Palavras-chave:

Óxido nítrico, Rutênio, Toxicidade

Resumo

INTRODUÇÃO: As doenças do sistema cardiovascular possuem grande prevalência nos dias atuais, devido a este fato, são conduzidos diversos estudos em substâncias que tenham potencial farmacológico para serem utilizados na terapêutica. Nesse contexto, os composto metálicos, como os complexos de rutênio, vêm ganhando relevância em virtude da sua capacidade de doar óxido nítrico, substância que promove efeito vasodilatador. No entanto, apesar de seu potencial farmacológico, em razão desses compostos apresentarem risco toxicológico é vital que se teste e verifique a segurança dessas substâncias. OBJETIVO: Avaliar a toxicidade aguda in vivo do complexo de rutênio FOR811A. METODOLOGIA: Foi utilizado uma adaptação do método “Up and Down” para a avaliação da DL50 em 10 camundongos swiss fêmeas. RESULTADO: Foi obtido através do software Acute Oral Toxicity 425 uma DL50 é 115mg/kg, ademais, o composto também apresentou alterações hepáticas e renais a depender da dose, que se elevavam proporcionalmente com a progressão das mesmas. CONCLUSÃO: Verificou-se que o complexo de rutênio FOR811A apresenta propriedades farmacológicas promissoras, apesar de ter mostrado alguns efeitos possivelmente tóxicos estes não são suficientemente graves e só se manifestaram em doses maiores. Portanto, podemos afirmar que o composto representa uma classe com grande potencial para maiores estudos toxicológicos e pré-clínicos.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Campelo Costa, R. E., Maia Nogueira, P. M., Galvão Rocha, . D., Nascimento dos Santos, P., de Sousa Alves, R., & Serra Azul Monteiro, H. (2023). ESTUDO DA TOXICIDADE AGUDA E DL50 DE COMPLEXO DE RUTÊNIO cis-[Ru(bpy)2(2-MIM)(NO2)]+ (FOR811A) POR ADAPTAÇÃO DO MÉTODO “UP AND DOWN”. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 865–870. https://doi.org/10.51161/conais2023/20964

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde