ESTUDO DA TOXICIDADE AGUDA E DL50 DE COMPLEXO DE RUTÊNIO cis-[Ru(bpy)2(2-MIM)(NO2)]+ (FOR811A) POR ADAPTAÇÃO DO MÉTODO “UP AND DOWN”
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20964Palavras-chave:
Óxido nítrico, Rutênio, ToxicidadeResumo
INTRODUÇÃO: As doenças do sistema cardiovascular possuem grande prevalência nos dias atuais, devido a este fato, são conduzidos diversos estudos em substâncias que tenham potencial farmacológico para serem utilizados na terapêutica. Nesse contexto, os composto metálicos, como os complexos de rutênio, vêm ganhando relevância em virtude da sua capacidade de doar óxido nítrico, substância que promove efeito vasodilatador. No entanto, apesar de seu potencial farmacológico, em razão desses compostos apresentarem risco toxicológico é vital que se teste e verifique a segurança dessas substâncias. OBJETIVO: Avaliar a toxicidade aguda in vivo do complexo de rutênio FOR811A. METODOLOGIA: Foi utilizado uma adaptação do método “Up and Down” para a avaliação da DL50 em 10 camundongos swiss fêmeas. RESULTADO: Foi obtido através do software Acute Oral Toxicity 425 uma DL50 é 115mg/kg, ademais, o composto também apresentou alterações hepáticas e renais a depender da dose, que se elevavam proporcionalmente com a progressão das mesmas. CONCLUSÃO: Verificou-se que o complexo de rutênio FOR811A apresenta propriedades farmacológicas promissoras, apesar de ter mostrado alguns efeitos possivelmente tóxicos estes não são suficientemente graves e só se manifestaram em doses maiores. Portanto, podemos afirmar que o composto representa uma classe com grande potencial para maiores estudos toxicológicos e pré-clínicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.