AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE OBTENÇÃO DE UM FILME MUCOADESIVO PARA APLICAÇÃO VETERINÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20966Palavras-chave:
Farmacognosia, Medicina Veterinária, DesenvolvimentoResumo
INTRODUÇÃO: Filmes mucoadesivos são uma forma farmacêutica inovadora, menos abrasivos e mais eficazes que pomadas ou pastas, com o objetivo de tratar patologias do trato oral, sendo utilizados na área veterinária, em clínicas ou pelos tutores em suas residências. OBJETIVO: Descrever e comparar a produção de filmes mucoadesivos, analisando parâmetros físico-químicos, integridade do filme, qualidade de secagem e grau de intumescimento. METODOLOGIA: Os materiais para produção foram álcool de cereais, glicerina, gelatina, água destilada e extrato de Psidium guajava L. Estes insumos foram colocados para solubilização em placa de Petri em aquecimento. Em seguida, foi adicionado NaOH para ajustar o pH compatível com a cavidade bucal de cães. Foram testados dois métodos de secagem, em estufa overnight e outro em estufa por 140 minutos, ambos a 50°C. Foram analisados as características organolépticas, espessura, diâmetro, rendimento e o grau de intumescimento. RESULTADOS: Os filmes que passaram pelo processo de secagem em estufa por 140 minutos apresentaram melhor reprodutibilidade, integridade e rendimento. As características organolépticas foram amarelo translúcido, odor característico do extrato e uniformidade. Nos parâmetros físico-químicos: a F1 obteve média de diâmetro de 63 mm e espessura de 1 mm, com rendimento de 26% e grau de intumescimento de 60%, enquanto a F2 obteve média de diâmetro de 71 mm e espessura de 0,14 mm, com rendimento de 52% e grau de intumescimento de 29%. CONCLUSÃO: Conclui-se que os filmes mucoadesivos obtidos, utilizando o processo de secagem em estufa por 140 minutos, demonstraram-se íntegros, reprodutíveis e com boas características físico-químicas. Logo, estes filmes são uma alternativa de uma forma farmacêutica inovadora para uso veterinário, utilizando extratos de plantas que apresentam potenciais farmacológicos diversos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.