ATRIBUIÇÃO DO CANAL CFTR NA FIBROSE CÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3634Palavras-chave:
Canal, Fibrose cística, GeneResumo
Introdução: fibrose cística (FC) é uma doença autossômica recessiva ligada à mutação no gene CFTR (regulador de condutância transmembrana da fibrose cística), que determina a expressão proteica constituidora do canal regulador de cloro (Proteína CFTR). No mundo aproximadamente 90 (mil) pessoas são afetadas pela doença, com diagnóstico em torno de 1000 casos por ano e destes, 90% com severidade e mortalidade. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica na base de dados PUBMED entre os anos de 2016 e 2021 com a seleção de 20 artigos em inglês que abordavam a temática. Foram usados os descritores: “cystic fibrosis”, “channel” e “gene”, além do operador booleano “and” entre as palavras-chave. Objetivo: analisar a importância do canal iônico (proteína-CFTR), no desenvolvimento da FC, bem como entender a suas complicações no sistema respiratório. Resultados e discussão: o canal (proteína-CFTR) possui 5 domínios distintos, tal estrutura ao ser ativada promove o efluxo do íon cloro. Nessa perspectiva, mutações que levam a disfunção nesse canal afetam o transporte do cloro e intensificam a absorção de sódio. Esses fatores prejudicam a homeostase de vários sistemas orgânicos, como o pulmão e o pâncreas, em função do processo obstrutivo decorrente do muco espesso e da desidratação na superfície epitelial. Conclusão: As mutações nos genes CFTR, possuem direta relação na FC, dado que o mau funcionamento dos canais proteicos expressos por esses genes, implicam na desregulação iônica, espessamento e desidratação do muco, acarretando complicações clínicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.