Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema <p>A <strong>Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente</strong> (ISSN: 2675-813X)é uma revista científica publicada pela Editora Integrar, vinculada ao Instituto Multiprofissional de Ensino que adota o sistema de publicação em fluxo contínuo com periodicidade trimestral. Suas publicações são pautadas em pesquisa científica das áreas de Educação, Ciências Biológicas e afins que se enquadrem como artigos originais, resultantes de pesquisas experimentais, artigo de revisão integrativa ou sistemática, relato de caso/experiência, desde que atendam as normas de publicação da revista.</p> <p>Convidamos todos os pesquisadores das áreas de correlatas a submeterem seus trabalhos para publicação na <strong>Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente.</strong></p> pt-BR <p><strong>Direitos Autorais</strong></p> <p>A submissão de originais para a <strong>Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente</strong> implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. 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A Aprendizagem Baseada em Narrativas corresponde a uma estratégia didática que pode ser utilizada na capacitação e treinamento de profissionais nas diferentes áreas da Saúde. <strong>Objetivo:</strong> propor uma estratégia didática inspirada na Pirâmide de Freytag para o desenvolvimento de histórias em que seja necessária a resolução de cálculos de matemática na área da Saúde. <strong>Material e métodos:</strong> foi desenvolvido um formulário didático com questões baseadas na estrutura da Pirâmide de Freytag: exposição, ponto de virada I, ação ascendente, clímax ou ponto de virada II, ação descendente, ponto de virada III e resolução. <strong>Resultados:</strong> A partir das questões norteadoras propostas no formulário didático desenvolvido, foi produzida a história “Ramy, a garota que calculava”, inspirada no livro “O homem que calculava” do escritor Malba Tahan. Na história, a resolução depende de um cálculo de diluição de solução. <strong>Conclusões:</strong> o formulário didático baseado na Pirâmide de Freytag desenvolvido na presente pesquisa pode ser um valioso instrumento para o compartilhamento de casos clínicos verídicos, o desenvolvimento de casos clínicos de ficção e de questões mais elaboradas para avaliações de alunos, bem como para o desenvolvimento de atividades a serem aplicadas em sala de aula sobre os mais diversos assuntos da Área da Saúde.</p> Ramilli Maria de Oliveira, Renato Massaharu Hassunuma, Patrícia Carvalho Garcia, Sandra Heloisa Nunes Messias Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4402 Qui, 21 Nov 2024 00:00:00 +0000 EYEWIRE https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4388 <p><strong>Introdução: </strong>O <em>EyeWire</em> (link: https://eyewire.org/) é um jogo on-line de ciência cidadã executado em navegadores de internet que convoca jogadores de todo o mundo a auxiliar pesquisadores na reconstrução tridimensionais de neurônios com o objetivo de mapear a localização destas células do cérebro. <strong>Objetivos: </strong>&nbsp;analisar os menus e comandos do jogo <em>EyeWire, </em>bem como seus tutoriais, no intuito de verificar seu potencial didático para utilização em sala de aula. <strong>Metodologia:</strong> o presente estudo realizou a tradução e análise dos menus e comandos apresentados no jogo, bem como os tutoriais do <em>EyeWire</em>. Os conteúdos abordados em cada tutorial foram analisados, sendo discutida a sua aplicabilidade didática em sala de aula no ensino de conceitos referentes a recursos de mapeamento da morfologia de neurônios. Foram estabelecidos também alguns pontos positivos e negativos observados após a análise dos tutoriais do jogo. <strong>Resultados:</strong> A análise dos tutoriais e funcionalidades do <em>EyeWire</em> revelou por meio destes, o usuário é capacitado a aprender a localizar fragmentos de neuritos em imagens de microscopia eletrônica de transmissão. Adicionalmente, o tutorial prepara os alunos para contribuir em pesquisas reais, o que aumenta ainda mais a relevância deste recurso didático. <strong>Conclusões:</strong> O jogo apresentou-se como uma ferramenta didática valiosa, potencializando o ensino de ciências por meio da gamificação e participação colaborativa. Contudo, a implementação do <em>EyeWire</em> em práticas educativas enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e de competências digitais tanto por parte dos alunos quanto dos educadores.</p> Cyntia Rebeca Da Silva Fernandes, Renato Massaharu Hassunuma, Patrícia Carvalho Garcia, Sandra Heloisa Nunes Messias Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4388 Ter, 01 Out 2024 00:00:00 +0000 CB-DOCK2® https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4503 <p><strong>Introdução: </strong>a docagem cega consiste em uma investigação inicial em busca de cavidades de uma proteína que possam atuar como sítio ativo para um determinado ligante. Sua aplicação é importante especialmente no desenvolvimento e estudo inicial de novos fármacos, antes da realização de outros estudos de docagem molecular. <strong>Objetivo:</strong> apresentar uma análise do servidor web CB-Dock2<sup>®</sup> como ferramenta didática para apresentação de conceitos relativos à docagem cega. <strong>Material e métodos:</strong> foi desenvolvida uma proposta didática para o estudo e apresentação do servidor, usando como modelo os arquivos IBP.SDF e PDB 6M5D, referente respectivamente ao ibuprofeno e à albumina sérica humana. <strong>Resultados:</strong> as análises de docagem cega baseada em estrutura e em modelos usando o CB-Dock2<sup>®</sup> mostraram que a cavidade 5/F2 da ASH é a que apresenta a maior probabilidade de interação com o IBP. Pontos positivos e negativos sobre a aplicação didática do CB-Dock2<sup>®</sup> na apresentação de conceitos de docagem molecular e cega foram discutidos. <strong>Conclusões:</strong> Embora tenham sido observados alguns pontos negativos, como a disponibilidade do servidor apenas no idioma inglês e a ausência de um menu de ajuda para interpretação de resultados, estes podem ser facilmente resolvidos com a devida orientação de um supervisor ao usuário. Assim, o CB-Dock2<sup>®</sup> pode ser considerada uma ferramenta didática e acessível, especialmente para alunos de Ensino Superior para o desenvolvimento de pesquisas e para a introdução de conceitos referentes à docagem molecular e à docagem cega.</p> Renato Massaharu Hassunuma, AGUINALDO ROBINSON DE SOUZA Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4503 Qui, 21 Nov 2024 00:00:00 +0000 LABXCHANGE https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4496 <p><strong>Introdução: </strong>Os recursos didáticos de <em>e-learning</em> ou ensino eletrônico tem sido amplamente utilizados nos últimos anos devido ao avanço das novas tecnologias de informação e comunicação e às necessidades impostas durante a pandemia da covid-19. Uma das ferramentas desenvolvidas para o ensino eletrônico foi o <em>LabXchange</em>, que apresenta a animação <em>Restriction enzyme digest,</em> uma ferramenta didática interativa on-line gratuita que explica de forma detalhada a técnica do DNA recombinante. &nbsp;<strong>Objetivos:</strong> Analisar a animação <em>Restriction enzyme digest</em> como uma proposta didática no ensino da técnica de DNA recombinante. <strong>Material e métodos:</strong> Foram traduzidas e analisadas todas as etapas e atividades apresentadas na animação <em>Restriction enzyme digest</em>. Após a análise foram pontuados os fatores positivos e negativos observados durante a sua utilização. <strong>Resultados:</strong> A animação mostrou com detalhes as etapas laboratoriais da técnica do DNA recombinante, podendo ser considerado uma excelente ferramenta didática para introduzir o assunto ao aluno antes de atividades práticas.<strong> Conclusões:</strong> A animação <em>Restriction enzyme digest</em> corresponde a um excelente modelo para o desenvolvimento de outras animações que possam ser desenvolvidas sobre outras técnicas laboratoriais. A animação se mostrou uma ferramenta didática de ensino eletrônico ao incluir além da apresentação de conhecimento relacionado à técnica, uma autoavaliação e um breve resumo para assimilação do aprendizado.</p> Gabriela Silva Guimarães, Renato Massaharu Hassunuma, Patrícia Carvalho Garcia, Sandra Heloisa Nunes Messias Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4496 Qui, 21 Nov 2024 00:00:00 +0000