https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/issue/feedRevista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente2024-10-01T10:46:25+00:00Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambienterema@editoraintegrar.com.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente</strong> (ISSN: 2675-813X)é uma revista científica publicada pela Editora Integrar, vinculada ao Instituto Multiprofissional de Ensino que adota o sistema de publicação em fluxo contínuo com periodicidade trimestral. Suas publicações são pautadas em pesquisa científica das áreas de Educação, Ciências Biológicas e afins que se enquadrem como artigos originais, resultantes de pesquisas experimentais, artigo de revisão integrativa ou sistemática, relato de caso/experiência, desde que atendam as normas de publicação da revista.</p> <p>Convidamos todos os pesquisadores das áreas de correlatas a submeterem seus trabalhos para publicação na <strong>Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente.</strong></p>https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rema/article/view/4388EYEWIRE2024-09-11T11:14:11+00:00Cyntia Rebeca Da Silva Fernandescyntia.fernandes@aluno.unip.brRenato Massaharu Hassunumarhassunuma@gmail.comPatrícia Carvalho Garciapatricia.garcia@docente.unip.brSandra Heloisa Nunes Messiassandra.messias@docente.unip.br<p><strong>Introdução: </strong>O <em>EyeWire</em> (link: https://eyewire.org/) é um jogo on-line de ciência cidadã executado em navegadores de internet que convoca jogadores de todo o mundo a auxiliar pesquisadores na reconstrução tridimensionais de neurônios com o objetivo de mapear a localização destas células do cérebro. <strong>Objetivos: </strong> analisar os menus e comandos do jogo <em>EyeWire, </em>bem como seus tutoriais, no intuito de verificar seu potencial didático para utilização em sala de aula. <strong>Metodologia:</strong> o presente estudo realizou a tradução e análise dos menus e comandos apresentados no jogo, bem como os tutoriais do <em>EyeWire</em>. Os conteúdos abordados em cada tutorial foram analisados, sendo discutida a sua aplicabilidade didática em sala de aula no ensino de conceitos referentes a recursos de mapeamento da morfologia de neurônios. Foram estabelecidos também alguns pontos positivos e negativos observados após a análise dos tutoriais do jogo. <strong>Resultados:</strong> A análise dos tutoriais e funcionalidades do <em>EyeWire</em> revelou por meio destes, o usuário é capacitado a aprender a localizar fragmentos de neuritos em imagens de microscopia eletrônica de transmissão. Adicionalmente, o tutorial prepara os alunos para contribuir em pesquisas reais, o que aumenta ainda mais a relevância deste recurso didático. <strong>Conclusões:</strong> O jogo apresentou-se como uma ferramenta didática valiosa, potencializando o ensino de ciências por meio da gamificação e participação colaborativa. Contudo, a implementação do <em>EyeWire</em> em práticas educativas enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e de competências digitais tanto por parte dos alunos quanto dos educadores.</p>2024-10-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente